Sobre Braga

 

Braga é uma das mais antigas cidades portuguesas e cristãs do mundo. Fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 175 063 habitantes no seu concelho (dados relativos a 2007), sendo o centro da Grande Área Metropolitana do Minho, com 826.833 habitantes.
É uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a Religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica.

Na gíria popular é conhecida como:

A “Cidade dos Arcebispos”: durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante da Península Ibérica e ainda é o detentor do velho título de Primaz das Espanhas.

A “Roma Portuguesa”: no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma. A este título está também associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga. É ainda considerada como o maior centro de estudos religiosos em Portugal.

A “Cidade Barroca”: durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no ex-libris do Barroco em Portugal.

A “Cidade Romana”: no tempo dos romanos, Braga era considerada a maior e mais importante cidade situada no território onde seria mais tarde Portugal. Ausónio, ilustre letrado de Bordéus e prefeito da Aquitânia, incluiu Bracara Augusta entre as grandes cidades do Império Romano.

A “Capital do Minho” ou o “Coração do Minho”: por estar localizada no centro desta província. Braga reúne um pouco de todo o Minho e todo o Minho tem um pouco de Braga. Assim, a cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo minhoto.

A “Cidade dos Três Sacro-Montes”: são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, o Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).

Transportes

Alojamento

Links de Interesse

Anúncios



%d bloggers like this: