A cooperação como melhoradora de relações

9 02 2009

A última sessão plenária do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro, subordinada ao tema “As ciências sociais no espaço lusófono: que futuro?” contou com a presença de órgãos de diversas associações de ciências sociais e teve como principal propósito analisar a cooperação entre os países lusófonos. Uma das presentes foi Margarida Pereira, da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG), que garantiu que “da ligação intercontinental todos tiramos proveito”.

A geógrafa afirmou que a sua associação, que já contabiliza com mais de um milhar de associados, sendo estes “maioritariamente académicos”, tem como principais objectivos “estabelecer redes de ligação entre Portugal e os restantes países lusófonos” e, numa fase posterior, tentar “fortalecer essas mesmas ligações”.

A Associação Portuguesa de Antropologia (APA) também compareceu nesta assembleia, estando representada por um dos seus sócios, João Ferreira Almeida. O ex-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia defende que “a investigação, o ensino, o intercâmbio de alunos e as publicações” são os “campos essenciais” para um bom relacionamento entre os países de língua oficial portuguesa. “Temos verificado resultados interessantes com os intercâmbios afro-brasileiros, contudo esses intercâmbios têm maior fluidez entre portugueses e brasileiros”, assegura João Ferreira Almeida. “As relações entre Portugal e Brasil são as mais incontestáveis, uma vez que o número de estudantes brasileiros em Portugal é bastante considerável”, acrescenta.

Os presidentes da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Luís Vicente Baptista, e da Financiadora de Estudos e Projectos (FINEP), Luís Manuel Fernandes, lamentaram o facto de este congresso não ter abordado dois temas dignos de referência num congresso deste género. Enquanto que, por um lado, o Presidente da FINEP pranteou a pouca exploração das “identidades nacionais e das histórias dos países lusófonos”, o sociólogo lastimou a inexistência de pelo menos um painel alusivo aos “acordos ortográficos”.

Texto: Pedro Nogueira

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: