“A desigualdade entre homens e mulheres é mundial, é preciso mudar!”

9 02 2009

No último dia do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro debateu-se na sessão temática “Sociedade e desigualdade de géneros”, que teve como principais objectivos identificar as divergências relativas ao sexo masculino e sexo feminino e as relações de prestígio. A docente Conceição Nogueira procurou evidenciar, ao longo da sua intervenção, que “a desigualdade de género contínua disseminada e arreigada em muitas culturas”, tentado mostrar a importância da alteração dessa prática.

A “interseccionalidade: um desafio a enfrentar” foi o tema proposto pela oradora, delineado como um modo de expandir o pensamento do género feminino e a opressão de privilégios. Os movimentos feministas e os direitos das mulheres têm sido um desafio constante da contemporaneidade. Apesar da taxa de empregabilidade da mulher ter aumentado, “o risco de pobreza é maior” e a taxa de desemprego é “de maior duração que os homens”, explica Conceição Nogueira.

A questão das relações de prestígio foi discutida pela docente Rosa Melo, autora de o “Homem é homem, Mulher é sapo”. O assunto estendeu-se até às dinâmicas da cultura local, que originam maior poder através dos rituais de iniciação, segundo a oradora. O ritual de iniciação feminina é o “efuko”, que se traduz na transição do ser em mulher. Por sua vez, o ritual de iniciação masculina é apelidado de “ekwendje”, no qual há a perda da infância e a passagem para a vida adulta. Estes rituais marcam uma maior relação de prestígio do que um não iniciado, concluiu Rosa Melo.

Texto: Flavie Laura

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: